sexta-feira, 15 de maio de 2015

Memórias da Cova do Vapor

Podem aqui ver muitas fotos da nossa terra.

Memórias Coletivas - O Projeto

Este projeto, iniciado em Junho de 2013, tem como objetivo agrupar fotografias que caracterizem e representem a história e a evolução da Cova do Vapor, através do contacto direto com a comunidade. Moradores, visitantes, interessados e outros intervenientes foram chamados a emprestar as suas fotografias ao projeto para a criação de uma cópia digital.

Memórias Coletivas da Cova do Vapor integra-se no âmbito do projeto Casa do Vapor que visa a valorização da Cova do Vapor, assim como a sua divulgação, através da memória subjacente à imagem, que se procura simultaneamente salvaguardar.

Numa primeira abordagem à população, foi feita uma seleção das imagens com interesse histórico/cultural, sociológico/antropológico, artístico e/ou urbanístico. Como qualquer processo de seleção deste tipo, é intrinsecamente subjetivo, e por isso, procurou-se que a recolha fosse a mais extensa quanto possível.

As fotografias recolhidas foram de seguida digitalizadas na LUPA (Luís Pavão Limitada), de forma a obter cópias com elevada qualidade e reprodutibilidade. A digitalização é uma estratégia de acessibilidade e divulgação dos espólios fotográficos, e simultaneamente de conservação das imagens. A evolução da deterioração dos suportes fotográficos tem demonstrado que, mais cedo ou mais tarde, a sua cópia se torna numa necessidade para a permanência do seu conteúdo intelectual.

Esta plataforma online consiste basicamente numa base de dados ilustrada, que permita apresentar a um público extenso, os resultados deste trabalho. O site é uma ferramenta aberta, ou seja, que contempla a sua atualização e desenvolvimento.

As imagens apresentadas neste site pretendem servir a outros projetos no futuro, tais como exposições, material de pesquisa, etc.

1 comentário:

  1. Sou do Norte, mais propriamente de Guimarães e A Cova do Vapor faz parte das minha vida, desde a minha infância até á idade adulta que este pequeno lugar era o meu Verão Azul. Esperávamos com muita ansiedade o mês do Verão, fosse Julho, Agosto ou mesmo Setembro era sempre bom. Durante um mês inteiro ficávamos neste pequenino paraìso. A casa já desapareceu, hoje tem outra em seu lugar, mas guardo na minha memoria A Pousada da Sexta Felicidade, uma casinha simples, verde de janelas brancas, com andorinhas de barro nas paredes, onde de um ano para outro os meus brinquedos eram guardados, onde de um ano para o outro estava tudo igual, mas sempre com o mesmo encanto e cantávamos:
    " Aquela janela virada pró mar".

    ResponderEliminar